Duas mil e onze cidades brasileiras já confirmaram casos de Covid-19 (novo coronavírus). Quase uma a cada quatro dessas cidades estão em municípios do semiárido. Em 428 municípios já há 2.866 casos confirmados e 187 mortos. Estes são os dados do avanço da Covid-19 pelo sertão, segundo o jornalista Marcelo Soares, um dos mais brilhantes jornalistas brasileiros em análise de dados e criador do site Lagom Data.
“A região, que abrange do norte de Minas Gerais ao norte do Ceará, tem alguns dos mais tristes índices de desigualdade.Também é onde há as maiores concentrações de famílias que dependem de programas sociais como o Bolsa-Família. Não raro são cidades com pouca infraestrutura de saúde e muitas distâncias para chegar até onde haja atendimento adequado. Tem aumentado muito a detecção da Covid-19 na região, em parte devido aos esforços feitos em estados do Nordeste para enfrentar a pandemia.” – diz Marcelo.
Para combater a doença onde ela ataca, nos rincões do semiárido, o coordenador do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, o neurocientista Miguel Nicolelis anunciou esta semana que o grupo formado por nove governadores nordestinos aprovou a criação da Brigada Emergencial de Saúde.
A brigada consiste na convocação de 15 mil profissionais da saúde, principalmente médicos formados no exterior. Eles integrarão o grupo, sob supervisão, e terão seus diplomas validados por universidades brasileiras. Nicolelis ressaltou que entidades médicas corporativistas tentaram vetar a medida, mas não obtiveram sucesso.
Veja agora os dados compilados pelo Lagom Data , site do jornalista Marcelo Soares, parceiro de Meus Sertões, sobre o avanço da doença no semiárido. Clique no link abaixo para ter acesso ao mapa interativo:
O AVANÇO DO CORONAVÍRUS PELO SERTÃO
- Author Details
Jornalista, editor, professor e consultor, 61 anos. Suas reportagens ganharam prêmios de direitos humanos e de jornalismo investigativo.