Novo espaço cultural de Jeremoabo (BA) será inaugurado na próxima semana. Ele funcionará no antigo casarão do “coronel” Jesuíno Martins de Sá, no centro da cidade, antiga sede da secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Turismo.
Jesuíno tinha o mesmo nome do pai, governante jeremoabense entre 1889–1894, e era irmão de João Sá, líder político e rico latifundiário, cujas terras abrangiam diversos municípios da região nordeste da Bahia.
O acervo consiste em fotos; móveis centenários; instrumentos da primeira filarmônica da cidade; peças de quilombos e senzalas, como prensas e tachos; artesanato regional; arte sacra e pinturas. Todas os objetos foram doados ou emprestados por tempo indeterminado por moradores da cidade. As coleções do Espaço Nordeste também foram anexadas.
Segundo o pedagogo e servidor público Flávio Luiz Silva Passos, 53 anos, os destaques da nova unidade são tachos e objetos de casas de farinha antiquíssimos, material de montaria de João Sá (espora, estribo, sela e peitoral), roupas de vaqueiro e móveis feitos há mais de 150 anos.
Está prevista a criação de um blog para divulgar o centro cultural. A proposta de inclusão de um local para projeção de vídeos e documentários sobre a história e personagens de Jeremoabo está em estudo.
Flávio enviou para Meus Sertões um vídeo apresentando o local para os leitores de Meus Sertões. Veja abaixo:
- Author Details
Jornalista, editor, professor e consultor, 61 anos. Suas reportagens ganharam prêmios de direitos humanos e de jornalismo investigativo.