Mestre e doutor

Hoje a nossa série sobre arte popular brasileira traz o grande nome da pintura näif potiguar, Iaperi Araújo.

O programa é autoral – o próprio artista cuidou de cada detalhe e falou de modo instrutivo. A docência é uma marca não só do professor de Medicina, mas do mestre das artes, do estudioso aplicado, do colecionador criterioso.

Em sua pessoa múltipla pudemos abismar com que preciosismo ele se dedica à matéria e vimos surgir uma explanação histórica ilustrada por imagens e vivências pessoais que engrandeceram a nossa série conferindo uma consistência teórica ainda não tentada.

Modesto, deixa para o fim a exposição do próprio trabalho que nos chega encontrando-nos advertidos de que, nele, o zelo pela coisa popular é mais que exercício artístico, mas a sua forma de viver.

Obrigada, professor, por nos presentear com a sua fala elegante e precisa. Gratidão por elevar a arte popular potiguar e brasileira a tal altura. É seu o programa. Intocado, imaculado. Respeitamos a sua produção e direção. A quem na arte experimentar prazer, eis um presente. Bem vindo professor, mestre e doutor Iaperi Araújo!

Nasceu e cresceu numa típica família brasileira. Potiguar, morando na Bahia há vinte anos, é médica de formação e pesquisadora da cultura popular. Nos últimos 10 anos abandonou a sua especialidade em cardiologia e ultrassonografia vascular para atuar como médica da família na Bahia e no Rio Grande do Norte, onde passou a recolher histórias e saberes. Nessa jornada publicou cinco livros.”. No final de 2015 passou temporada no Amazonas recolhendo saberes indígenas.

follow me
Compartilhe esta publicação:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sites parceiros
Destaques