Rafael, o menino rezador de Monte Santo (BA), passou por momentos muito difíceis de 2021 para cá. Acometido pela Doença de Crohn, uma inflamação grave nos intestinos, precisou se submeter a sete cirurgias no Hospital Roberto Santos de Salvador, onde ficou internado por três meses. Em janeiro deste ano, dona Josefa, a avó de criação que o ensinou a rezar, morreu aos 88 anos.
Neste novo vídeo produzido e editado pela médica Helenita Monte de Hollanda e pelo jornalista Biaggio Talento, do canal Cultura Popular Brasileira, Rafael, hoje com 15 anos, homenageia a avó e ensina rezas contra olhado, para amansar pessoa braba, a oração da Virgem da Conceição, a do Menino Jesus de Praga e a de encomendar moribundos.
Recuperado, mas ainda usando bolsa de colostomia, o jovem que ajuda pessoas em diversas situações explica que só trabalha com rezas e não abre mão de celebrar Cosme e Damião:
“Eu não faço zoada nenhuma, nada de despacho, nem tambor. Eu dou comida para os meus povos em silêncio. Só no dia de Cosme e Damião é que eu coloco um pano vermelho no chão, chamo as crianças e dou comida a elas ” – diz.
Rafael está recuperado da doença, mas ainda usa bolsa de colostomia. Para ajudá-lo no tratamento, a família aceita doações.
Clique aqui para ver o primeiro vídeo do menino rezador em Meus Sertões
- Author Details
Nasceu e cresceu numa típica família brasileira. Potiguar, morando na Bahia há vinte anos, é médica de formação e pesquisadora da cultura popular. Nos últimos 10 anos abandonou a sua especialidade em cardiologia e ultrassonografia vascular para atuar como médica da família na Bahia e no Rio Grande do Norte, onde passou a recolher histórias e saberes. Nessa jornada publicou cinco livros.”. No final de 2015 passou temporada no Amazonas recolhendo saberes indígenas.