O grupo formado pelos estudantes de Jornalismo Letícia Maria Barbosa, Guilherme Silva dos Santos, Laysa Vitória Alves de Andrade, orientados pela professora Adriana Santana, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), lançou a reportagem especial “Órfãos do mangue: o projeto de destruição ambiental e os impactos nas comunidades pesqueiras”. O vídeo foi publicado em Meus Sertões, em 2023.
Este ano, outro ótimo trabalho, também produzido a partir da conquista do Prêmio Fernando Pacheco Jordão para Jovens Jornalistas, emocionou os presentes na cerimônia de premiação, no Centro Cultural São Paulo, no dia 9 de julho. À equipe original juntou-se a jornalista Bianca Vasconcelos como mentora para a produção de “A cicatriz tem nome de mãe”.

Mais uma vez, Meus Sertões tem a honra de mostrar a reportagem da equipe bicampeã do prêmio jornalístico. A 17ª edição teve como tema as múltiplas formas e dimensões da violência instalada na sociedade brasileira, a partir dos dados mais recentes do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024 e do Atlas da Violência 2024.
A proposta, segundo os organizadores, “incentivou jovens jornalistas a mergulharem nas estatísticas e revelarem as histórias humanas por trás dos números, contribuindo para o debate público com reportagens comprometidas com a justiça social”. Das 108 propostas recebidas, cinco, uma de cada região do país, foram as vencedoras e receberam uma bolsa para realizar a reportagem.
Guilherme dos Santos, um dos autores, apresentou um resumo do trabalho de equipe:
“Em 2023, 1.467 vítimas foram mortas pelo fato de serem mulheres, o que contabiliza o maior número de casos desde a criação da lei do feminicídio, em 2015. No Nordeste, Pernambuco é o estado com mais feminicídios na região, e a violência deixa marcas profundas na vida daqueles que ficaram para trás, sobretudo as filhas e filhos que se tornam órfãos a partir do crime.“ – disse.
Veja abaixo a reportagem na íntegra:
O Prêmio Fernando Pacheco Jordão para jovens jornalistas é uma iniciativa do Instituto Vladimir Herzog e tem o patrocínio da Petrobras e Caixa Econômica Federal. Esta foi a 17ª edição.
Conheça os demais ganhadores clicando neste link
- Author Details

Jornalista, editor, professor e consultor, 61 anos. Suas reportagens ganharam prêmios de direitos humanos e de jornalismo investigativo.