A iniciativa da construção da Igreja de Santo Antônio, em Itatim, foi da comerciante e fazendeira Morena Rebouças, 50 anos antes da emancipação política que ocorreu no dia 13 de junho (mesma data em que são feitas celebrações para o santo casamenteiro) de 1989.
Morena e o marido Lió eram do Argoim, cujo padroeiro também é Santo Antônio e que hoje pertence a Rafael Jambeiro. Lió morreu em 1942, de infarto, e deixou Morena com seis filhos.
A igrejinha, em torno da qual o então povoado de Tanquinho se desenvolveu, foi construída graças ao esforço das mulheres que carregavam latas com água, pedra e areia na cabeça, segundo consta no livro “Tanquinho de ontem ao Itatim de hoje”, de Jeová Santana. A obra foi concluída em 1948.
Localizada no meio da avenida Teotônio Vilela, o pequeno templo tem espaço para 35 pessoas. Nos dias da festa do padroeiro, as celebrações são feitas sob toldos colocados entre a igrejinha e um depósito de bebidas e lanchonete.
O espaço entre a ilha comercial e a igreja constantemente é ocupado por carros, motocicletas e pequenos caminhões que transformam o local em estacionamento improvisado.
- Author Details
Jornalista, editor, professor e consultor, 61 anos. Suas reportagens ganharam prêmios de direitos humanos e de jornalismo investigativo.
Respostas de 4
Olá amigos. Estou sempre visitando a página. Abraços.
Ola Por Favor me mande um Numero de tel que posso entrar em Contato com vcs
Preciso Muito do meu documento de Batismo desde já Obrigada
Nosso zap é 71 98683-9936
Boa tarde!
Fui batizada nessa igreja acho que a 42 anos a trás e estou precisando da segunda via do meu batistério e não sei onde localizar-lo. Poderiam me ajudar ?
Obrigada