Reza da erisipela

Das horas passadas com Dona Inácia, nascida em Jequié há mais de um século, fico a dever a candura e a paciência com que satisfazia a minha curiosidade de “moderna” a beber dos saberes a ela transmitidos pela mestiçagem original de negro e índia.

Muito me foi passado sobre o viver do seu tempo, práticas sociais e religiosas, hábitos e costumes. As lacunas em sua memória, poucas para os seus 107 anos, não desiludiram a pesquisadora garimpando rezas e benzeduras.

Aqui, deixa-nos o poder de cura de erisipela, atestado, inclusive, em benefício próprio. A erisipela é uma doença infecciosa causada por uma bactéria. É caracterizada por feridas avermelhadas, inflamadas e dolorosas na pele, principalmente nas pernas e pés. A doença também é conhecida por zipra e mal da praia, dentre outros nomes.

Nasceu e cresceu numa típica família brasileira. Potiguar, morando na Bahia há vinte anos, é médica de formação e pesquisadora da cultura popular. Nos últimos 10 anos abandonou a sua especialidade em cardiologia e ultrassonografia vascular para atuar como médica da família na Bahia e no Rio Grande do Norte, onde passou a recolher histórias e saberes. Nessa jornada publicou cinco livros.”. No final de 2015 passou temporada no Amazonas recolhendo saberes indígenas.

follow me
Compartilhe esta publicação:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Respostas de 22

  1. Muito interessante a entrevista. A historia dos pais, lembram as histórias da minha avó! Mestiça com índias. Adorei… Descobri a pagina através da pesquisa. Erisipela.

  2. Que coisa boa de ver e saber. Dona Inácia lembra minha avó. Rostinho dela vivido e sereno. Que era rezadeira tbém. Será que qualquer pessoa consegue rezar com efeito. Adorei essa pesquisa e canal. Minha avó contava muitos “causos” da época que ela morava em Belo Jardim/PE.

  3. Este é um canal de maravilhas e utilidades. Estupenda pesquisa, não substitui a medicina mas traz um conhecimento complementar esqucido e subutilizado. Deveriamos fazer mais pesquisa sobre essas práticas populares antigas e eficazes, resgata-las corretamente até mesmo para evitar charlatões. Obrigada pelo canal.
    Só sugiro diminuir o som de fundo que tem nada a ver e prejudica o texto e a voz.

    Recomendo tambem o belo filme “Espaço Além”, sobre a cura de Marina Abramovic no Brasil

  4. Quero fazer contato, mas o número que aparece, não está como watssap!
    Tenho algo pra vocês publicar. Sou de família de espiritualista, uma tia foi mordida por cobras venosas 09 vezes, mas nada acontecia com a mordidas das serpentes. Sou benzedor

    1. Benze minha irmã por favor ela está com irisipela bolhosa da pena de ver mais de um mês de antibiótico curativo !!! Está difícil !! Pode me ajudar ???

  5. Gostaria muito de aprender a benzer de erisipela
    Só sei benzer de quebrante e mal olhado
    Se alguém souber benzer de cobreiro tbm gostaria de aprender
    Obrigado ☺️

    1. vinha pelo caminho encotrei a vermelha, nao me chamo vermelha, meu nome é besta fera come a carne e deixa osso, em nome de nosso jesus cristo, santissima trindade e espirito santo corto seu pescoço…..faz tres vez e rezar pai nosso 3x e creio em deus pai…..

      pegar uma faca e uma espada de sao jorge corta pescoço ai corta espada 3x

      essa oração que me curou……..

  6. Eu to com eresipela e ta doendo muito peco que voces me manda a oracao dessa bondosa senhora para que eu mesma possa benzer a minha perna

  7. Gostaria de saber a oração. Que ela fala pois não consegui entender. Estou com as pernas bem inchadas com suspeita de eresipela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sites parceiros
Destaques