A menos de 15 dias do início da Semana Santa, Meus Sertões reconstitui com fotos o caminho da procissão que sai da Igreja do Sagrado Coração de Jesus e vai até ao Santuário da Santa Cruz, em Monte Santo (BA). A romaria, que reproduz a Via Sacra, foi o mesmo caminho percorrido pelos homens de Antônio Conselheiro, que o levaram de maca até o local onde o frei Apolônio de Toddi determinou, no século 18, a construção de um dos templos mais procurados pelos sertanejos na Sexta-Feira da Paixão e no dia de Todos os Santos, em novembro.
As fotos desta reconstituição foram feitas há dois anos, mas 95% delas continuavam inéditas. As 25 capelas – 22 pequenas, duas médias e uma grande – representam as almas (1), as dores de Nossa Senhora (7), as estações da Via Sacra (14) e são dedicadas ao Senhor dos Passos, Nossa Senhora das Dores (médias) e à Santa Cruz (a maior). Percorra conosco os cerca de 3,5 km das procissões que começam sete dias antes da Semana Santa.
Início
MEIO
FIM
SANTUÁRIO
- Author Details
Jornalista, editor, professor e consultor, 61 anos. Suas reportagens ganharam prêmios de direitos humanos e de jornalismo investigativo.