O fotógrafo Severino Silva, parceiro de Meus Sertões, esteve no sertão sergipano e arredores, na Semana Santa, para desenvolver o projeto “Nordeste: fé, luz e sombras”.
As procissões do Fogaréu, em Rosário do Catete e São Cristóvão; do Madeiro, Penitentes e Cruzeiro do Século, em Nossa Senhora das Dores; e o Embelêco, de Moita Bonita, foram retratadas por Severino.
Vale ressaltar detalhes interessantes. Por exemplo: o Cruzeiro do Século foi criado por causa da seca de 1983. O cumprimento da promessa por chuva se transformou em uma procissão que atrai milhares de pessoas.
A do Madeiro, alusão a cruz de Cristo, tem como características as vestes brancas dos homens e os véus e trajes negros das mulheres. Já o Embelêco, mistura de reisado com queima de Judas, surgiu no povoado de Capunga, nos anos 40.
As belas imagens serão reunidas em livro brevemente. Veja abaixo uma pequena mostra do material feito pelo premiado fotógrafo paraibano.
- Author Details
Paraibano, foi morar no Rio de Janeiro ainda criança. Severino Silva aprendeu a fotografar no jornal O Globo, onde foi contínuo. Passou por cinco redações e é considerado um dos três melhores fotógrafos do Brasil na cobertura de conflitos urbanos. Ganhou vários prêmio nacionais de fotografia.