Em 2016, a artesã Idelcina Carneiro Oliveira ligou para o site Meus Sertões, após ler uma reportagem, e falou de seu trabalho, artesanato de altíssima qualidade, desenvolvido em Riachão do Jacuípe. Combinamos uma reportagem, que foi feita em 2016. Na verdade, foram duas matérias, uma com ela, outra com o marido Geraldo, um agricultor poeta.De lá para cá eles se transformaram em grandes amigos da equipe do site.
Uma busca em nossos arquivos mostrou que naquela tarde tarde, na Fazenda Pau de Colher, na localidade de Mucambo, em Riachão de Jacuípe (BA), gravamos duas músicas com o casal, após conversarmos sobre como os sertanejos se divertiam na juventude.
Criados sem conhecer brinquedos, Geraldo e Idelcina contaram que a diversão acontecia nas festas de São Roque, de Santo Antônio, de São José, dos dias de futebol, dos “reis roubados”, do samba de roda, dos dramas (teatrinhos) e das cirandas. De quebra, Geraldo e Idelcina nos brindaram com duas canções.
- Author Details
Jornalista, editor, professor e consultor, 61 anos. Suas reportagens ganharam prêmios de direitos humanos e de jornalismo investigativo.