A médica e pesquisadora de cultura popular, Helenita Monte de Holanda, recolheu três histórias sobre visagens e botijas encantadas – duas na Bahia e uma em Pernambuco – em suas andanças.
Essas histórias tem todos os ingredientes ressaltados pelos mais velhos: almas de outro mundo, perturbação de assombrações e tesouros.
Em uma delas, a filha de um comerciante jura que tudo que conta é verdade. Sônia Mariz revela que o pai enriqueceu após encontrar um pote com moedas de ouro e prata. Assim, após trocar o tesouro por dinheiro, em Recife, pode sustentar a família com tranquilidade.
O vídeo abaixo faz parte do acervo do canal Cultura Popular Brasileira, parceiro de Meus Sertões, e foi produzido e editado por Helenita e pelo jornalista Biaggio Talento.
- Author Details
Nasceu e cresceu numa típica família brasileira. Potiguar, morando na Bahia há vinte anos, é médica de formação e pesquisadora da cultura popular. Nos últimos 10 anos abandonou a sua especialidade em cardiologia e ultrassonografia vascular para atuar como médica da família na Bahia e no Rio Grande do Norte, onde passou a recolher histórias e saberes. Nessa jornada publicou cinco livros.”. No final de 2015 passou temporada no Amazonas recolhendo saberes indígenas.
Respostas de 3
Que história interessante! Parabéns pelo blog
Muito obrigado. Nos acompanhe sempre. Equipe Meus Sertões