Fiéis e religiosos se despedem de padre Luís

A vida dos justos está nas mãos de Deus
Nenhum tormento os atingirá
Aos olhos dos insensatos pareceram morrer
Mas eles estão em paz! Aleluia! Aleluia

Canto de entrada da missa com exéquias
pelo repouso eterno do padre Luigi (Luís)Tonetto
(21/01/1940 – 10/10/2023)

 

Thomas Bauer (CPT-BA/H3000) e Paulo Oliveira

O corpo do padre Luigi Tonetto, mais conhecido como padre Luís, foi sepultado ontem na Catedral de Senhor do Bonfim (BA). Antes do sepultamento foi realizada missa de corpo presente, presidida pelo bispo Hernaldo Pinto Farias. A cerimônia foi transmitida online pelo canal da diocese no You Tube.

Antes da celebração de missa de exéquias [1], o templo foi aberto para visitação do corpo presente pelos fiéis. Centenas de pessoas se despediram do sacerdote, que dedicou mais de 50 anos de vida à luta em favor dos trabalhadores rurais da diocese e aos pobres.

Durante a missa, após a eucaristia, houve um momento de homenagens e agradecimentos ao religioso que chegou ao Brasil com 26 anos. O corpo de padre Luís foi colocado na parte lateral da igreja, onde foi anteriormente sepultado do bispo Dom Jairo Rui Matos da Silva. O enterro do religioso ocorre na mesma data em que foi iniciado o Concílio Vaticano II, em 1962. A assembleia dos bispos

Representantes de grupos religiosos e de movimentos populares, além de fiéis de vários municípios, se despediram do sacerdote italiano. Veja a seguir imagens da celebração e do sepultamento.

A DESPEDIDA

–*–*–

 [1] Conforme o Livro de ritual das exéquias, na celebração “a Igreja oferece pelos defuntos o Sacrifício Eucarístico, memorial da Páscoa de Cristo, eleva orações e faz sufrágios por eles, para que, pela comunhão de todos os membros de Cristo, todos aproveitem os frutos desta liturgia: auxílio espiritual para os defuntos, consolação e esperança para os que choram a morte.”

Thomas Bauer Contributor

Thomas Bauer nasceu em Vorarlberg, Áustria. Formado em construção de barcos, mudou a área de atuação ao participar da Academia Social Católica em Viena. Participou ainda do serviço civil na Paróquia de Frastanz e cursou filosofia no Rio de Janeiro. Desde 1996 no Brasil, atua na Comissão Pastoral da Terra (CPT-Bahia) como fotógrafo, filmmaker e contador de histórias.

follow me
Compartilhe esta publicação:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sites parceiros
Destaques