A segunda e última parte do programa com Cícero Alves dos Santos, o Véio, revela a faceta de historiador do artesão sergipano, que mantém um museu do sertão e da cidade de Nossa Senhora da Glória. É uma iniciativa fabulosa, digna de elogio e apoio.
Em um passeio pelo acervo do Véio, a médica e pesquisadora de cultura popular Helenita Monte de Holanda e o jornalista Biaggio Talento, mostram objetos e ferramentas rudimentares e inventivas que foram fundamentais para o desenvolvimento do sertão.
A seção de objetos de couro mostra raridades como grandes malas de couro de valor inestimável.
Outra sensação é a maquete e a reprodução das casas, igrejas e do mercado da cidade de Nossa Senhora da Glória, feitas pelo artesão. Como não bastasse mostrar a origem de sua terra Natal, o artesão conta a história dos moradores e dos donos de cada imóvel.
Cícero dos Santos também guarda documentos e fotos inéditos, adquiridos em suas andanças pelo sertão sergipano. Sem eles, a história da região estaria perdida.
No último episódio da terceira temporada da série “Artistas Populares do Nordeste”, do Canal de Cultura Popular Brasileira (CCPB), o Véio conta experiências pessoais muito interessantes que o levaram, embora com pouquíssimo estudo, a nunca deixar de buscar conhecimento.
- Author Details
Nasceu e cresceu numa típica família brasileira. Potiguar, morando na Bahia há vinte anos, é médica de formação e pesquisadora da cultura popular. Nos últimos 10 anos abandonou a sua especialidade em cardiologia e ultrassonografia vascular para atuar como médica da família na Bahia e no Rio Grande do Norte, onde passou a recolher histórias e saberes. Nessa jornada publicou cinco livros.”. No final de 2015 passou temporada no Amazonas recolhendo saberes indígenas.