Rezas de importância

Na segunda e última parte do documentário sobre o rezador pernambucano Alberto Cordeiro e a madrinha dele, que lhe ensinou orações, a médica e pesquisadora de cultura popular Helenita Monte de Hollanda e o jornalista Biaggio Talento revelam histórias sobre a origem das chamadas “rezas de importância”.

A primeira é sobre a prece para talhar o sangue de animais com hemorragia. Segundo Alberto, dona Filomena foi chamada a uma fazenda onde uma vaca estava morrendo, cercada de peões. Eles não acreditaram nela, mas assim que ela começou a rezar, o fluxo diminuiu. Quando estava quase parando, ela pediu para que trouxessem uma panela porque em seguida, em vez de sangue sairia leite do úbere.

Alberto, que ganha fama em São Bento do Uma, também reveza histórias sobre as rezas para apagar fogo e ensina a oração para curar dor de ouvido. Por fim, ele entoa a música que sua mentora e madrinha mais gostava: “Nossa Senhora, valei-me”.

Filomena morreu aos 94 anos, lúcida e sem esquecer as rezas que fez e ensinou durante toda a vida.

Nasceu e cresceu numa típica família brasileira. Potiguar, morando na Bahia há vinte anos, é médica de formação e pesquisadora da cultura popular. Nos últimos 10 anos abandonou a sua especialidade em cardiologia e ultrassonografia vascular para atuar como médica da família na Bahia e no Rio Grande do Norte, onde passou a recolher histórias e saberes. Nessa jornada publicou cinco livros.”. No final de 2015 passou temporada no Amazonas recolhendo saberes indígenas.

follow me
Compartilhe esta publicação:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Respostas de 2

  1. Boa tarde, sou Dalva Fasuolo e sou portadora dessa doença herpes zoster que aparece se eu comer alguma comida que ela se assanha e reaparece com toda força principalmente se eu tiver diarreia, não posso comer quase nada … É um suplício… Tem anos que estou nessa situação. Tenho 91 anos ….Por favor, me livre desse sofrimento.
    Agradeço por tudo que for feito para eu ficar sarada desse cobrão!!!
    Muito obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sites parceiros
Destaques