Deocleciano Martins de Oliveira fez a cidade de Barra (BA) ficar mais bela e culta. Ele era torcedor e integrante do Riachuelo, uma das três agremiações com nomes de batalhas da Guerra do Paraguai que desfilam durante a festa de São João na cidade.
Podemos falar muitas deste barrense ilustre e Meus Sertões acredita só estar começando a fazer isto. O início consiste em um resumo da biografia e esculturas que fizeram parte do chamado “Ciclo de Bronze”.
As obras de Deocleciano estão espalhadas por cinco estados (Alagoas, Bahia, Mato Grosso, Pernambuco e Rio de Janeiro), sendo que a maioria se encontra em seis cidades à beira do rio São Francisco. Focaremos hoje as belíssimas esculturas instaladas nas ruas, praças e até em um dos três cemitérios de Barra.
Apenas como registro e exceção, vale citar que dele também são as quatro esculturas existentes no entorno do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. “Lei”, “Justiça”, “Equidade” e o “Testemunho” estão no TJRJ desde 1966.
Injustamente pouco conhecido em seu estado e no Brasil, Deocleciano nasceu em 9 de março de 1906. Sua vida girou entre as letra, a lei e a arte. Quando o comércio do avô, Joaquim Vim Vim, faliu, a família mudou-se para Cuiabá (MT). O futuro artista tinha 17 anos e ali, onde se aventurou pelo jornalismo, concluiu o curso ginasial.
Do centro-oeste partiu para o Rio de Janeiro, onde formou-se em direito, em 1931. Foi auditor da justiça militar, comissário de polícia, juiz do antigo Distrito Federal e desembargador. No entanto, se destacou ainda mais nas artes: literatura, pintura, escultura. Todas as suas obras eram inspiradas na cultura dos povos ribeirinhos. Na década de 1950, iniciou o Ciclo do Bronze.
Deocleciano é citado no livro “Barra – Um retrato do Brasil”, da professora Joana Camandaroba e do frei Arlindo Itacir Battistel como um “gênio da arte poética (…) um monstro (…) no bom sentido”. O artista-desembargador morreu em 1968, no Rio.
Conheçamos agora um pouco de seu trabalho artístico, acompanhado de um pouco de tristeza, pois algumas esculturas estão abandonadas, descaracterizadas e pichadas.
GALERIA A CÉU ABERTO
*Meus Sertões agradece ao ator e produtor Dedê Maurício por nos guiar pelos caminhos da cultura de Barra.
- Author Details
Jornalista, editor, professor e consultor, 61 anos. Suas reportagens ganharam prêmios de direitos humanos e de jornalismo investigativo.
Respostas de 13
Deoclecianao era meu avô : )
Muito bom descobrir esta matéria!
Se desejar conversar mais sobre ele, pode entrar em contato.
Grato!
Obrigado, Leandro. Farei contato em breve. Se puder enviar seu telefone, por favor, faça-o pelo e-mail paulo@meussertoes.com.br. Abraço
Boa tarde.
Estou pesquisando sobre o monumento de bronze do bandeirante Paschoal Moreira Cabral, esculpido por Deocleciano Martins de Oliveira Filho, que se encontra na cidade de Cuiabá – Mato Grosso. Poderia entrar em contato, gostaria de mais informações.
Aguardo retorno,
Atenciosamente,
Entraremos em contato,
Grato.
Equipe Meus Sertões
Olá Boa Noite,
Eu também gostaria de saber sobre o monumento dos bandeirantes aqui em Cuiabá.
obrigado.
Olá Leandro, tudo bem?
Estou fazendo um trabalho de faculdade sobre artistas brasileiros e adoraria saber um pouco mais sobre seu avô, ficaria muito grato se pudéssemos fazer algum contato por e-mail ou mensagem.
Bom dia, Leandro
Estou vendo essa reportagem hoje 06/06/2024, eu gostaria de saber mais sobre sobre seu avô. Se voce puder entrar em contato comigo pelo meu email: iedajuazeiro@gmail.com
Ontem descobri sobre a existência de Deocleciano pesquisando aqui na internet sobre a escultura ” São João Batista do Apocalipse” que fica aqui em Petrolina, próxima de onde moro. Até então pensava ser um índio, não tinha lido nem visto nada sobre ela,não sabia a que se referia a estátua, quem era, ou que representava, então depois de anos passando por ela resolvi pesquisar. Fizeram reportagens sobre ela , mas não vi.Pesquisando descobri esse artista incrível e suas esculturas!
Ela foi restaurada há dois anos e ganhou uma pintura, infelizmente, penso que só feita a limpeza, tirado as pichações e ferrugens teria sido melhor.
Penso também que a transmissão do legado de um artista deve-se a alguém que descubra, cuide e revele a arte e o valor de um artista para a comunidade ou o mundo. A cunhada de Van Gogh cuidou de guardar e transmitir o legado dele.
Janaína, seus comentários são muito interessantes e pertinentes. Muito obrigado por expressá-los. Ficamos felizes em ter encontrado algumas informações sobre Deocleciano. Grato pelo contato.
Equipe Meus Sertões
Gostaria de saber o nome das estatuas representadas no santuario de bom jesus da lapa. Dediquei muito do meu tempo na romaria de 2023 a fotografa-las e gostaria muito de prestar os creditos devidos a cada monumento. Fico feliz em saber que ao mesmo tempo tantas pessoas se interessaram pela obra desse maravilhoso artista. Que seu nome seja lembrado pela eternidade.
Nessa semana foi inaugurado um espaço no Trobunal de Justiça da cidade do Rio de Janeiro em homenagem a ele. Vi nessa reportagem abaixo:
https://amaerj.org.br/noticias/amaerj-participa-da-inauguracao-de-espaco-de-arte-em-homenagem-a-desembargador/
https://www.tjrj.jus.br/web/guest/noticias/noticia/-/visualizar-conteudo/5111210/330157081
Inauguração de espaço em homenagem a seu avô .