Guanambi 100

Os alunos do curso técnico em processos fotográficos do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, em Guanambi, na região centro-sul da Bahia, prepararam durante quatro meses a exposição fotográfica em homenagem ao centenário do município, comemorado em agosto.

Aonde o tempo para

Há locais no sertão em que a sensação é de que o tempo para. A fazenda Boa Sorte, no semiárido pernambucano, é um deles. Lá, as criações de animais, a produção de alimentos de subsistência e a manutenção da propriedade são feitas como no passado.

Juazeiro do Padim

No dia da celebração dos 83 anos de morte de Padre Cícero, o colaborador de Meus Sertões, Luiz S. Britto, estava lá para nos mostrar através de fotos, o movimento em Juazeiro do Norte. Ele integrou a excursão que saiu de Propriá (SE) para a cidade cearense, onde o movimento de romeiros é intenso. 

Marcas da matança

As marcas das balas do assassinato de sete soldados por Lampião e seu bando foram cobertas com cimento e tinta. No local da chacina, uma placa em homenagem aos policiais mortos, colocada pela prefeitura de Queimadas (BA) e a Polícia Militar. No local, funcionava o quartel e a cadeia pública, de onde os “macacos” – foma como […]

Um olhar sobre Iaçu

Natália Silva nasceu numa pequena cidade do semiárido baiano, com menos de 10 mil habitantes: Malhada de Pedras. Em sua primeira viagem a Iaçu, a 379 quilômetros de distância, ela registrou, com sensibilidade, detalhes do pacato município que se desenvolveu no período em que as ferrovias ligavam todo o Brasil.