As mandalas

Considerado o maior centro de artesanato em barro da América do Sul, o povoado de Maragogipinho, situado no município de Aratuípe, às margens do Rio Jaguaripe, no Recôncavo Baiano, tem sua atividade econômica voltada para a olaria com fabrico de peças tanto para fim decorativo quanto utilitário – as ruas do lugarejo são tomadas por esses ateliês que se seguem lado a lado.

É uma tradição secular que deu origem a criação da famosa Feira de Caxixis, da Semana Santa, em Nazaré das Farinhas.

No passado, os saveiros transportavam milhares peças do pequeno ancoradouro do povoado para as feiras de Salvador e região. Hoje, a distribuição da arte dos artesãos é feita por caminhões.

Nesta série de três episódios, a serem exibidos quizenalmente, mostraremos o trabalho de três artistas de Maragogipinho que mantém a tradição da arte com barro. O primeiro deles, que abre a série, é Josimar Evangelista dos Reis, famoso por suas mandalas e tulipas coloridas.

Nasceu e cresceu numa típica família brasileira. Potiguar, morando na Bahia há vinte anos, é médica de formação e pesquisadora da cultura popular. Nos últimos 10 anos abandonou a sua especialidade em cardiologia e ultrassonografia vascular para atuar como médica da família na Bahia e no Rio Grande do Norte, onde passou a recolher histórias e saberes. Nessa jornada publicou cinco livros.”. No final de 2015 passou temporada no Amazonas recolhendo saberes indígenas.

follow me
Compartilhe esta publicação:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Respostas de 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sites parceiros
Destaques
Outros Sertões