O quarto boletim do Comitê Científico do Consórcio Nordeste faz novas propostas de ações de combate ao novo coronavírus para governadores e prefeitos nordestinos.
A primeira é a criação de uma brigada emergencial de saúde, visando aumentar o contingente de médicos e de profissionais de saúde em função, principalmente, da vulnerabilidade social e da escassez de médicos das cidades no interior dos estados.
A ideia é aproveitar o contingente de cerca de 15 mil médicos brasileiros formados no exterior e que precisam de ter seus diplomas validados. Diante disso, o comitê recomenda aos governadores a criação de programa de adaptação formativa, com complementação curricular, que assegure um rígido processo de avaliação. O programa faria parte da brigada emergencial e os profissionais inscritos atuariam sob supervisão.
A segunda proposta é o aumento do rigor de restrição de tráfego nas rodovias do Nordeste. Isso incluí a proibição do tráfego intermunicipal e interestadual, garantindo apenas os serviços essenciais como transporte de alimentos e matérias de saúde. Em matéria anterior, o site Meus Sertões constatou que cidades como Monte Santo e Filadélfia, dentre outras, passaram a registrar casos após ônibus regulares e clandestinos levarem passageiros de São Paulo, epicentro da doença no país, para o sertão.
As duas últimas recomendações estão relacionadas a mais investimentos na compra de equipamentos de proteção individuais e testes rápidos para identificar a infecção para os profissionais de saúde e a implantação imediata do aplicativo Monitora Covid-19 em todas a região, ampliando as possibilidades de diagnóstico precoce, isolamento de casos confirmados e monitoramento das áreas de contágio.
- Author Details
Jornalista, editor, professor e consultor, 61 anos. Suas reportagens ganharam prêmios de direitos humanos e de jornalismo investigativo.