Meus Sertões conquista Prêmio Andifes de Jornalismo

Meus Sertões foi o vencedor do Prêmio Andifes de Jornalismo 2003, na categoria Educação Básica. Criada em 1999 pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, a premiação tem abrangência nacional, valoriza o trabalho da imprensa livre e responsável e incentiva a participação da mídia nacional em produções de pautas que destaquem projetos, apontem caminhos e proponham mudanças positivas para a educação no Brasil. O anúncio dos ganhadores foi feito nesta sexta-feira (22/03/2024).

O trabalho vencedor foi a série “Militarização das Escolas na Bahia”, constituída de 20 reportagens que mostram o início do processo de implementação do processo, em 2018, na cidade de Campo Formoso, por um governador petista (Rui Costa), antes mesmo de o então presidente Jair Bolsonaro criar projeto semelhante em âmbito nacional. O material foi produzido após a pauta ser contemplada pelo 3º Edital de Jornalismo de Educação, iniciativa da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) e Fundação Itaú.

Anúncio dos vencedores do Prêmio Andifes. Reprodução

A partir de entrevistas com militares, diretores, professores, disciplinadores, prefeitos, pais, alunos, e especialistas em violência nas escolas e militarização, dentre outros, os jornalistas Paulo Oliveira e Linda Gomes revelaram um método baseado em restrição à liberdade de expressão e de argumentos em defesa da metodologia e filosofia militar.

Paulo Oliveira da Silva é editor, professor e consultor autônomo. Formado em Jornalismo no Centro Unificado Profissional/Faculdade da Cidade e pós-graduado em Comunicação na Universidade Cândido Mendes. Ex-diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e ganhador dos prêmios Fenaj (Federação Nacional de Jornalismo) e Vladimir Herzog de Direitos Humanos, Paulo é fundador e responsável pelo site Meus Sertões, que cobre o semiárido.

Linda Gomes integra a Quinta Geração da Rede LATAM de Jovens Periodistas de Distintas Latitudes. É doutoranda em estudos de gênero e políticas de igualdade; mestra em produção, edição e novas tecnologias jornalísticas, com experiência profissional em veículos de comunicação do Brasil e da Espanha. Atualmente é assessora do Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras da Bahia (Sindpetro-BA)

Veja abaixo o vídeo feito pela Jeduca, onde contamos como foi o processo de produção da série.

Para acessar a primeira reportagem da série clique aqui.

Para ver o anúncio dos vencedores no site da Andifes clique aqui

OUTRA CATEGORIA

Na categoria Ensino Superior o vencedor foi José Amorim Neto, com a matéria  “Pesquisadores da expedição científica analisam redução de peixes no Rio São Francisco”, assinada juntamente com Aldo Correia. Ela foi veiculada na 2ª Edição da TV Gazeta de Alagoas, filiada à TV Globo.

A reportagem mostra que, no decorrer de 10 dias de expedição, o grupo de pesquisadores de universidades públicas analisou a situação de várias espécies de peixes nativos do Rio São Francisco e realizou um estudo em que apresenta propostas para evitar a extinção desses animais aquáticos e garantir o sustento dos povos ribeirinhos moradores da região. Também fazem parte da equipe da reportagem Paulo Lima (produção) e Claudio Dutra e Yuri Pacheco (edição).

O jornalista José Amorim Neto é diretor do Núcleo Globo na TV Gazeta de Alagoas desde de 2013. Natural de Senhor do Bonfim, Bahia, é formado na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e trabalhou em outras afiliadas da rede no Nordeste.

Jornalista, editor, professor e consultor, 61 anos. Suas reportagens ganharam prêmios de direitos humanos e de jornalismo investigativo.

follow me
Compartilhe esta publicação:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sites parceiros
Destaques