Inscrições abertas para o Prêmio Jovem Jornalista 2024

Outra novidade é a criação do Conselho do PJJ. Editor de Meus Sertões é um dos quatro conselheiros

As inscrições para o 16º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão vão até o dia 10 de julho. Autores das melhores pautas contarão com micro bolsas de R$ 5 mil reais e mentorias para a produção de reportagens de vídeo ou documentários. O tema deste ano é “As várias caras do Brasil: o que o novo Censo Demográfico revela sobre a população brasileira?”.

O objetivo é fazer com que os vencedores contribuam com a compreensão da nova realidade da população brasileira. Neste ano, serão selecionadas cinco pautas, uma de cada região do Brasil. Desde a criação, em 2009, o PJJ mobilizou cerca de três mil estudantes de graduação em Jornalismo e 782 professores de 209 escolas de Comunicação de todo o país.

Ao todo foram produzidas 65 reportagens investigativas por 147 estudantes de 34 escolas, 51 professores e 36 mentores. O PJJ é uma realização do Instituto Vladimir Herzog desenvolvida em parceria com Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), Periferia em Movimento e OBORÉ.

 

Paulo Oliveira, editor de Meus Sertões, alunos da UFPE e a professora Adriana Santos, no PJJ 2023. Foto: Angelina Nunes

O prêmio homenageia Fernando Pacheco Jordão, que sempre se preocupou com o desenvolvimento de jovens profissionais de imprensa. Jordão é autor do livro “Dossiê Herzog – prisão, tortura e morte no Brasil”, fundamental para compreender a história recente do Brasil.

Mais informações, regulamento e inscrições no site www.jovemjornalista.org.br

CONSELHO

O Instituto Vladimir Herzog anunciou oficialmente a criação do Conselho do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. O grupo é formado por quatro jornalistas: Angelina Nunes (coordenadora do Programa Tim Lopes da Abraji), Dácio Nitrini (conselheiro do Instituto Vladimir Herzog), Paulo Oliveira (editor-responsável do site Meus Sertões) e Rogério Jordão (filho de Fernando Pacheco Jordão).

Os conselheiros e a conselheira tiveram participação ativa e criativa no desenrolar das 15 edições anteriores do prêmio. A partir de agora, o grupo participará de diversas etapas da premiação

Na última terça-feira, dia 4 de junho, anunciamos a abertura das inscrições para a edição 2024, que prosseguem até 10 de julho no site www.jovemjornalista.org.br . O tema central “As várias caras do Brasil: o que o novo Censo Demográfico revela sobre a população brasileira?” busca estimular estudantes de jornalismo a elaborarem propostas de pauta que utilizem dados e informações do Censo 2022 organizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Além do privilégio de caminhar com vocês por perto, Giuliano (Galli)*, e eu deixamos, em nome do Instituto Vladimir Herzog, o sincero agradecimento pelo apoio a mais esta iniciativa de formação dos futuros profissionais do Jornalismo” – disse Ana Luísa Zaniboni Gomes, curadora do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos e do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, ambos gerenciados pelo Instituto Vladimir Herzog

Para ver o vídeo do PJJ, em 2024, clique aqui.

–*–*–

(*) Coordenador da área de Jornalismo e Liberdade de Expressão do Instituto Vladimir Herzog

Gabriela Costa Administrator

Carioca e apaixonada pelo Nordeste Historiadora, mestre em História Política, é autora de dissertação sobre a invasão holandesa a Pernambuco. Exploradora da rede mundial de computadores, adora bater um papo sobre qualquer assunto…e fala muito! Louca por viagens e por desbravar territórios, caminha por horas e adora visitar lugares pouco explorados. Mãe de dois filhotes lindos e com um marido também historiador sonha em conhecer o mundo com a família, unindo e vivendo todas as suas paixões.

Compartilhe esta publicação:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sites parceiros
Destaques
Outros Sertões