A liberdade é azul

O desenho e a pintura entraram na vida de Miraci Felipe Almeida desde sua infância. Na juventude ela se aperfeiçoou na arte de pintar sob a orientação da artista plástica Marlene Galvão. Em pouco tempo percebeu que sua vocação era decorar as peças de barro produzidas pelos artesãos de São Gonçalo do Amarante (RN).

A artesão criou uma tonalidade de azul que a tornou conhecida no Brasil e no mundo. Suas peças chegaram à Argentina, França, Alemanha, México e China.

Miraci é considerada uma das 10 melhores artesãs brasileiras em pintura de cerâmica. O reconhecimento veio durante o V Salão do Turismo Roteiros do Brasil e Vitrine Brasil, ocorridos na última semana de maio de 2010, no Parque Anhembi, em São Paulo.

O Canal Cultura Popular Brasileira, parceiro de Meus Sertões, foi conhecer esta grande artista, cujo vídeo encerra a primeira temporada retratando os artistas potiguares.

 

Nasceu e cresceu numa típica família brasileira. Potiguar, morando na Bahia há vinte anos, é médica de formação e pesquisadora da cultura popular. Nos últimos 10 anos abandonou a sua especialidade em cardiologia e ultrassonografia vascular para atuar como médica da família na Bahia e no Rio Grande do Norte, onde passou a recolher histórias e saberes. Nessa jornada publicou cinco livros.”. No final de 2015 passou temporada no Amazonas recolhendo saberes indígenas.

follow me
Compartilhe esta publicação:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sites parceiros
Destaques
Outros Sertões