Visitar, conhecer e conversar com o mestre João das Alagoas, no município de Capela, foi uma daquelas alegrias transformadoras que nos tomam poucas vezes.
Homem de inteligência diferenciada, aprendeu por tentativa e erro a técnica. Criativo e exigente, amante das manifestações culturais do seu tempo e lugar, imprime em seus trabalhos cenas e objetos, festas e brincadeiras, marcas do Brasil no barro bruto onde escreve poesias como bordados nas superfícies das peças que molda, sobretudo bois.
Dono de uma generosidade rigorosa e paciente, passou a receber pessoas interessadas em aprender e desenvolver a sua arte tornando-se mestre e marcando uma geração inteira de grandes e talentosos discípulos que logo estarão aqui em nosso canal e que já se projetaram, tal qual o mestre, no mundo inteiro.
(*) Meus Sertões publica versão compacta (9 minutos) da entrevista. Quem preferir ver o programa completo (28 minutos) acesse: https://bit.ly/2IV1sPq
- Author Details
Nasceu e cresceu numa típica família brasileira. Potiguar, morando na Bahia há vinte anos, é médica de formação e pesquisadora da cultura popular. Nos últimos 10 anos abandonou a sua especialidade em cardiologia e ultrassonografia vascular para atuar como médica da família na Bahia e no Rio Grande do Norte, onde passou a recolher histórias e saberes. Nessa jornada publicou cinco livros.”. No final de 2015 passou temporada no Amazonas recolhendo saberes indígenas.
Uma resposta
Me deu uma enorme alegria em ler sobre vc. Também sou médica(dermatologista) e adoro a dermatologia e nosso povo brasileiro.Abraços, saúde, alegria, amor e bom humor.