A pedido de Meus Sertões, Leonardo Lima dos Santos e Luísa da Silva Carvalho, autores do podcast “Guerra da água”, fizeram seus próprios perfis. Conheça mais um pouco sobre os vencedores da 13ª edição do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, criado pelo Instituto Vladimir Herzog. Eles investigaram como o agronegócio está secando os rios no oeste da Bahia.
Leonardo Lima – Estudante de jornalismo na Universidade Federal da Bahia (UFBA), nasceu em São Paulo, mas mora na Bahia desde os cinco anos. Durante o ensino médio decidiu cursar algo que permitisse estar sempre estudando novos assuntos e, felizmente, optou pelo jornalismo. Dentre as coisas que não viveria sem estão aipim frito, Legião Urbana e viagens com perrengue. Já fez dois mochilões com seu pai pela América Latina, passando pelo Chile, Argentina e Peru. Apaixonado por Machado de Assis e por Elis Regina, tem certeza que os dois seriam as primeiras pessoas com quem conversaria caso máquinas do tempo existissem. Atualmente está no sétimo semestre do curso, desenvolvendo o TCC com o tema jornalistas-celebridades. Tem 21 anos, o melhor irmão do mundo (Dudu) e nunca teve um bichinho de estimação. Estagia no jornal A Tarde, apesar de nunca ter pisado no prédio da empresa.
–*–*–
Luísa Carvalho – Entre o mar e o sertão, nasceu em Salvador e se mudou para Santana, no extremo oeste da Bahia, aos dois anos. Desde então, se divide entre as duas cidades e tenta aprender com o melhor delas. Sempre gostou de ser meio especialista em generalidades, o que tornou fácil a escolha por cursar jornalismo, que estuda na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Aprendeu a ler com os gibis da Turma da Mônica e, desse momento em diante, se tornou uma exímia traça de livros. Lê de tudo, até bula de remédio. Mas tem uma preferência especial pela escrita de Lygia Fagundes Telles, João Guimarães Rosa e Gabriel Garcia Marquez. Meio indecisa, gosta de experimentar de tudo um pouco e não se dá bem com decisões definitivas. Dentro da comunicação, ainda está se encontrando. Já teve experiências em redação, rádio, agência de assessoria de imprensa, faz ‘frila’ de vez em quando e pretende ir testando suas habilidades por aí em diferentes áreas. De uma coisa tem certeza: Não há nada melhor do que prosear com sua avó tomando um café quentinho passado por ela.
BASTIDORES DA REPORTAGEM
Capítulos I e II Capítulo III Capítulo IV Capítulo V Capítulo VI Capítulo VII Guerra da água
- Author Details
Entre o mar e o sertão. Luísa nasceu em Salvador e se mudou para Santana, no extremo oeste da Bahia, aos dois anos. Desde então, se divide entre as duas cidades e tenta aprender com o melhor delas. Sempre gostou de ser especialista em generalidades, o que tornou fácil a escolha por cursar jornalismo, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Aprendeu a ler com os gibis da Turma da Mônica e, desse momento em diante, se tornou uma exímia traça de livros. Lê de tudo, até bula de remédio. Mas tem uma preferência especial pela escrita de Lygia Fagundes Telles, João Guimarães Rosa e Gabriel Garcia Marquez. Já teve experiências em redação, rádio, agência de assessoria de imprensa, faz ‘frila’ de vez em quando e pretende ir testando suas habilidades por aí em diferentes áreas. Em 2021, com o amigo Leonardo Lima, venceu a 13ª edição do Prêmio Jovem Jornalista, do Instituto Vladimir Herzog, onde investigou como o agronegócio está secando os rios no oeste da Bahia.