Wellington “Piqueno” foi o menino fisgado pelo barro aos 16 anos. Primeiro foi atraído pelo dinheiro que poderia ganhar, mas acabou se apaixonando pela profissão.
Das mãos do Mestre Zé Santana recebeu os primeiros ensinamentos, mas logo desenvolveu técnica própria. Da sua habilidade com o torno e a tendência do mercado, dedicou-se ao fabrico de peças utilitárias, embora também gosta das peças figurativas, as quais dedica, por limitações de tempo e por exigências financeiras, pouco tempo,
O amor é o ingrediente principal a temperar o barro que molda com agilidade surpreendente. Ele nos recebeu com simpatia alegre e paciente. Assim, o trazemos para o conhecimento público que merece, desejando fazê-lo conhecido e grande, deixando o “Piqueno” apenas para o carinho dos amigos.
Veja a arte de Wellington no vídeo abaixo:
–*–*–
Foto principal: Artesanato utilitário de São Gonçalo do Amarante (RN), produzido por Wellington ‘Piqueno’. Reprodução
–*–*–
Este vídeo foi produzido e realizado pela médica e pesquisadora de cultura Helenita Monte de Hollanda e pelo jornalista Biaggio Talento, ambos do Canal Cultura Popular Brasileira
- Author Details
Nasceu e cresceu numa típica família brasileira. Potiguar, morando na Bahia há vinte anos, é médica de formação e pesquisadora da cultura popular. Nos últimos 10 anos abandonou a sua especialidade em cardiologia e ultrassonografia vascular para atuar como médica da família na Bahia e no Rio Grande do Norte, onde passou a recolher histórias e saberes. Nessa jornada publicou cinco livros.”. No final de 2015 passou temporada no Amazonas recolhendo saberes indígenas.