Ao reunir conhecidos e parentes em suas casas humildes para rezar e cantar benditos e excelências diante de um altar onde estão entronizados vários santos, sertanejos devotos mantém viva na Quaresma a mesma prática dos primeiros cristãos.
É bom lembrar que São Paulo em suas epístolas, assim como nos Atos dos Apóstolos, indica que, até o início do século II depois de Cristo, as reuniões das comunidades cristãs realizavam-se em espaços domésticos colocados à disposição da comunidade por um dos seus membros.
Eram espaços descaracterizados, de dimensões reduzidas e desprovidos de características litúrgicas.
Neste vídeo, enviado pelo vaqueiro-rezador Cícero Lázaro Moreira, é possível observar uma dessas reuniões, quando devotos reunidos diante de um altar caseiro cantam em louvor a Nossa Senhora, Jesus e outros santos preservando uma tradição do catolicismo popular e mostrando a riqueza da religiosidade brasileira.
O registro foi feito na cidade alagoana de Piranhas e os cânticos são puxados pelos sertanejos Zé Cirilo e Siloé Avelino. Eles fizeram Cícero Lázaro lembrar de excelências e benditos que ele havia esquecido.
–*–*–
Texto: Helenita Monte de Hollanda
Edição de vídeo: Biaggio Talento
- Author Details

Nasceu e cresceu numa típica família brasileira. Potiguar, morando na Bahia há vinte anos, é médica de formação e pesquisadora da cultura popular. Nos últimos 10 anos abandonou a sua especialidade em cardiologia e ultrassonografia vascular para atuar como médica da família na Bahia e no Rio Grande do Norte, onde passou a recolher histórias e saberes. Nessa jornada publicou cinco livros.”. No final de 2015 passou temporada no Amazonas recolhendo saberes indígenas.