Criadores estimam perdas de 279 mil reais

– Thomas Bauer (CPT-BA/ H 3000) e Paulo Oliveira (Meus Sertões) –

A equipe de Meus Sertões consultou 15 criadores para tentar dar uma ideia dos prejuízos registrados desde que os ataques de onça se intensificaram na região. Destes, dois desistiram da atividade devido às perdas. O cálculo é estimado por alto, não foi feito nenhum registro oficial.

Também vale ressaltar que nem todas as perdas foram causadas diretamente pelas suçuaranas. Há casos de animais que se perderam na caatinga e os proprietários não foram procurá-los, temendo a presença dos felinos.

De qualquer modo, a perda é consequência do problema causados pelo desmatamento intenso.

Segundo os 13 sertanejos que mantêm as criações, o prejuízo chega a 279 mil e 250 reais, referente a 1.025 cabeças de criação miúda (ovinos e caprinos), 12 poldrinhos e 17 bezerros. Os preços médios por espécie são, respectivamente, 250, 500 e 1.000 reais.

Nessa avaliação não foram contabilizados os porcos mortos pelas onças.

–*–*–

Leia a série completa

A porteira está fechando As órfãs de Vermelhinha

 

Thomas Bauer Contributor

Thomas Bauer nasceu em Vorarlberg, Áustria. Formado em construção de barcos, mudou a área de atuação ao participar da Academia Social Católica em Viena. Participou ainda do serviço civil na Paróquia de Frastanz e cursou filosofia no Rio de Janeiro. Desde 1996 no Brasil, atua na Comissão Pastoral da Terra (CPT-Bahia) como fotógrafo, filmmaker e contador de histórias.

follow me
Compartilhe esta publicação:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sites parceiros
Destaques