A rede “Hô Sertão!”, criada pelo técnico agrícola e servidor público, Edcarlos Araújo Almeida, completou 10 anos, no dia 23 de outubro. A data foi comemorada em evento realizado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ichu (BA), onde, durante dois dias, ficaram expostos os trabalhos e pesquisas feitas por Edcarlos.
Na exposição apresentou gráficos com índices pluviométricos da cidade, boletins informativos Flor de Mandacaru, banco de sementes crioulas, histórias de personagens e da cultura local, apresentadas em página do Facebook, além de equipamentos do Observatório Almeida. Agricultores, professores, estudantes, autoridades e o pároco da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, Rodrigo Pinheiro, participaram da celebração e do evento.
A primeira iniciativa da rede foi o Observatório Almeida, criado a partir de um intercâmbio realizado pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC), na comunidade Barriguda, em Retirolândia (BA). A partir daí, Edcarlos ficou motivado a realizar em Ichu a experiência que conheceu. Inicialmente, ele adquiriu um catavento e um pluviômetro. E foi agregando outros equipamentos – telescópio, higrômetro, barômetro, termômetro e bússola – e serviços, que deram origem a “Hô Sertão!”.
Atualmente, o técnico agrícola realiza o monitoramento das chuvas em Ichu; publica mensalmente o boletim informativo Flor de Mandacaru; produz e apresenta um programa de rádio sobre a cultura sertaneja; faz a observação de astros; registra e divulga fenômenos naturais; e produz, conserva e multiplica sementes crioulas.
No primeiro dia do evento, o criador do projeto passou slides com o registro da história do Observatório e abriu a exposição de fotos e textos. O padre Rodrigo Pinheiro conduziu uma oração e, em seguida, foi cantado parabéns e servido um lanche e bolo para os convidados.
O segundo dia foi dedicado à visitação de estudantes das redes municipal e estadual. Cerca de 400 pessoas participaram das comemorações e visitaram as exposições.
“O evento foi um momento muito rico, com troca de saberes e informações. Se chegamos aos 10 anos de história foi por conta da confiança, respeito e carinho de cada um de vocês” – disse, referindo-se a todos que prestigiam o seu trabalho.
Edcarlos também atribuiu o sucesso do projeto ao apoio dos pais e familiares.
–*–*–
As fotos que ilustram a matéria foram cedidas por Edcarlos Almeida
–*–*–
Para saber mais sobre Edcarlos, clique no título abaixo:
Fiscal da chuva e zelador dos mortos
- Author Details
Carioca e apaixonada pelo Nordeste Historiadora, mestre em História Política, é autora de dissertação sobre a invasão holandesa a Pernambuco. Exploradora da rede mundial de computadores, adora bater um papo sobre qualquer assunto…e fala muito! Louca por viagens e por desbravar territórios, caminha por horas e adora visitar lugares pouco explorados. Mãe de dois filhotes lindos e com um marido também historiador sonha em conhecer o mundo com a família, unindo e vivendo todas as suas paixões.